Histórico

HISTÓRICO DO COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS

Os Colégios da Polícia Militar são uma nova referência em educação no Estado de Goiás, a primeira Unidade foi criada pela Lei nº 8.125 de 18 de julho de 1976 em seu Art. 23, mas só se concretizou em 27 de julho de 1998.

As instalações da Academia de Polícia Militar em Goiânia, provisoriamente, sediaram a então primeira unidade do Colégio da Polícia Militar, que foi ativada pela Portaria nº 0604/98/PM-Gab., de 19 de novembro de 1998, dando início à estrutura de funcionamento a partir de janeiro de 1999, passando então a denominar-se Colégio da Polícia Militar de Goiás – Coronel PM Cícero Bueno Brandão. Sendo o dia 30 de novembro de 1998 a data oficial de sua instalação e posse do Comandante e Diretor, marcando o início de uma nova era para a Polícia Militar de Goiás e para a educação goiana.

Hoje são 26 Unidades distribuídas na capital e no interior do Estado, e Anápolis foi prestigiada com duas Unidades. O CPMG Anápolis-I Dr. Cézar Toledo criado em 07 de dezembro de 2005, pela Lei nº 14.050 de 21 de dezembro de 2001, passou a ocupar as instalações do Colégio Aplicação Dr. Cezar Toledo no Bairro Alexandrina. O Colégio tem atualmente cerca de dois mil alunos, distribuídos em três turnos, oferecendo além de uma ótima qualidade de ensino, diversas práticas esportivas e culturais.

Para composição das turmas do CPMG Dr. Cézar Toledo é utilizado o critério de sorteio e/ou processo seletivo através de provas de conhecimentos. O regime de ensino aplicado fica a cargo da Secretaria Estadual de Educação, a qual mantem a mesma estrutura pedagógica das demais escolas da rede pública, dispondo de professores e demais servidores concursados, além de policiais militares que ministram aulas de Noções de Cidadania e cuidam da disciplina dos discentes.

O resultado deste trabalhado árduo fez com que o CPMG Dr. Cézar Toledo alcançasse o 1° lugar no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no Estado de Goiás, dentre outras conquistas, sob o comando e direção do Tenente Coronel Edmilson Pereira de Araújo.

Graças aos resultados alcançados pela Unidade, obtivemos destaque em cenário nacional e hoje somos reconhecidos como escola modelo, sendo alvo inclusive de reportagens de programas da rede Globo de Televisão.

Qualidade total no ensino é o compromisso de todos os funcionários civis e militares deste CPMG, e com esta visão, busca-se satisfazer os anseios da comunidade, resgatando os ideais de civismo e cidadania que justificam a existência dos Colégios da Polícia Militar no Estado de Goiás.

Deixe uma resposta